Esta é uma estratégia de web-marketing extremamente eficaz, lançada inicialmente pela Amazon.com e adotada por milhares de comerciantes nos Estados Unidos.
Os programas de afiliados são relativamente recentes mas já são responsáveis por uma parte expressiva dos milhões de dólares transacionados no e-commerce.
Como funciona um programa de afiliados
A lógica de funcionamento de um programa de afiliados é bem simples: o afiliado indica um visitante para o site do comerciante. Se esse visitante realiza uma compra, é creditada uma comissão na conta do afiliado como pagamento pela indicação. Um software instalado junto ao carrinho de compras é responsável pelo rastreamento do afiliado que fez a indicação, pelo cálculo das comissões devidas e pela geração de relatórios, tanto para o comerciante quanto para o afiliado. O rastreamento é baseado em "cookies" que ficam instalados na máquina do visitante, quando ele clica nos links de direcionamento para o site do comerciante.
VANTAGENS DOS PROGRAMAS DE AFILIADOS PARA O COMERCIANTE
MARCA. Programa possibilita um maior exposição da marca gerando maior confiança por parte dos potenciais clientes.
ALCANCE. O programa de afiliados possibilita uma ampliação do mercado atingido, na medida em que a divulgação atinge nichos que dificilmente seriam explorados por outras estratégias de marketing.
MELHOR CUSTO/BENEFÍCIO. O pagamento de comissões aos afiliados só ocorre se a venda for efetivada e gerar uma receita.
VANTAGENS DOS PROGRAMAS DE AFILIADOS PARA O AFILIADO
CUSTO MÍNIMO. Qualquer pessoa, que tenha um site com uma boa visitação, pode gerar receitas sem nenhum investimento em infraestrutura de e-commerce, como o software do carrinho de compras, certificações de segurança, interfaces com bancos e operadoras de cartões... entre outros, uma vez que tudo isso é responsabilidade do comerciante
ESFORÇO MÍNIMO. O único trabalho do afilado é colocar links em seu site que direcionem para o site do comerciante. Os links no formato de texto simples ou banners são fornecidos pelo comerciante.
MULTÍPLOS PARCEIROS COMERCIAIS. O afiliado pode ter mais de um fornecedor e gerar mais receitas adicionais, desde que os parceiros comerciantes não ofereçam produtos concorrentes.
Se você quiser fazer parte de um programa vencedor, pode conhecer e se cadastrar no: Programa de Afiliados ABC-COMMERCE
CREDITOS;e-Commerce
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